Tipo de cerimonial

cerimonialista total é responsável por toda a organização desde o inicio, quando o
casal marcou a data de casamento. Ela indica todos os profissionais para sua festa, de acordo com o seu orçamento.

A cerimonialista parcial é responsável também por toda a organização, a diferença está que ela não precisa acompanhar todas as contratações do evento. Às vezes os próprios noivos pesquisam e contratam sem o apoio de um cerimonial. Depois disso, ela ainda pode ajudar em algum profissional que os noivos tenham se esquecido de contratar.
Converse e conheça bem os tipos de contratos de cerimonial antes de contratar esse serviço, pois eles podem mudar de cerimonialista para cerimonialista. A diferença de preços também é bastante significativa, veja o que é melhor para seu caso.

Dicas:

É importante é que o cerimonial não esteja ligado a nenhum outro profissional através de pacotes ou na mesma empresa, pois essa pessoa encarregada tem que estar à disposição dos noivos, sem direcionar (forçar) ou prejudicar algum profissional.
Dê a você, noiva, a oportunidade de escolher o seu profissional e pesquise, conheça e peça indicações de amigos. Lembre-se que a cerimonialista te dá às opções, mas a escolha é sua.